Iolanda Rodrigues, coreógrafa, Mestre em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança.
Formada na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal com os prof. Maria Bessa e António Rodrigues.
Foi bailarina profissional no Ballet Gulbenkian, HNK – Split (Ballet Nacional da Croácia) como bailarina solista, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Companhia Instável, Quorum Ballet e Companhia de Dança Contemporânea – CeDeCe, entre outros projetos de coreógrafos independentes.
Trabalhou como assistente dos coreógrafos Gagik Ismailian e Rui Horta, em diversas companhias nacionais e internacionais, nomeadamente na Companhia Nacional de bailado.
Desde 1996 que trabalha como coreógrafa tendo criado para as companhias e escolas de dança: CeDeCe, Pequena Companhia/Little Company da ADCS, Quorum Ballet, ESD-IPL; e para as companhias de Teatro: TAS, TIL, AAPT, GATEM, TOMA e TEF.
Desde 1998 que leciona Modern Dance, Contemporâneo e Composição coreográfica: na ADCS, no Chapitô e como Professora adjunta convidada no Escola Superior de Dança – IPL. Tem sido Professora convidada nas companhias: CeDeCe, Quorum Ballet, Tanztheater Staatstheater Nürenberg, CPBC e Estúdios Victor Córdon (aulas para bailarinos profissionais).
Desde 2019, faz parte da direção artística da Associação Setúbal Voz, para o trabalho de corporalidade e criação coreográfica e é membro fundador da Companhia de Ópera de Setúbal. Deu ao longo deste período, apoio à encenação de todas as óperas de repertório da Companhia e encenou a 3ª Ópera do projeto “Tetralogia Operática sobre as 4 Constituições Portuguesas”, “1776, a Evolução dos Cravos”.
O seu trabalho atual centra-se na coreografia e no ensino de Dança, sendo membro da direção pedagógica da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), direção artística da Pequena companhia/Little company da ADCS e Presidente da Associação Academia de Dança Contemporânea.